REDE INTERNACIONAL MARISTA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (RIMES)
QUEM SOMOS
A Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES) consiste na união de, atualmente, 27 instituições que em sintonia com as premissas da Administração Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, em Roma, buscam criar conexões de sinergia e atuação em seus espaços de missão.
Com fundação em 2004, essa rede tem como objetivo criar oportunidades de parcerias, formação e projetos em conjunto, potencializando a atuação no ensino superior em mais de 10 países.
NOSSA HISTÓRIA
Um sonho construído
São Marcelino Champagnat iniciou a obra Marista no início do século XIX com o propósito de educar crianças e jovens como forma de dar a conhecer e amar Jesus Cristo. Na época, as pequenas escolas da obra que se estabeleceram junto a paróquias e pequenas comunidades do interior da França, aumentaram rapidamente em número, o que demonstrou o sucesso da missão dos religiosos que vieram a constituir o Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas (F.M.S. – Fratres Maristæ a Scholis). Logo, a missão atravessou fronteiras e disseminou-se por muitos países, por meio do trabalho educacional e evangelizador de Irmãos Maristas em escolas próprias, em comunidades regionais e outras instituições.
Linha visual da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior
No início do século XX, nasce um sonho. A educação marista, que já possuía um caminho construído nos níveis primários e secundários, percebeu que a sua força e poder de transformação precisava ir além. Com uma visão audaz, Irmãos e Leigos perceberam que o projeto de educação marista precisava estar presente também no ensino superior.
Registro da VIII Assembleia da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior, em Lima, abril de 2019.
PRIMEIROS PASSOS
O fundador da missão marista, São Marcelino Champagnat, nos ensinou que uma das premissas do nosso jeito de educar é escuta do outro. Na época, reunidos ao redor de uma mesa, os Irmãos ouviam uns aos outros na busca de melhor agir em relação ao sucesso de sua missão.
Muito tempo depois, esse legado foi uma das inspirações que levou um grupo de pessoas vinculadas às instituições de educação superior maristas a buscar o encontro e a partilha de experiências.
Mesmo estando ligadas pelo carisma marista e tendo, de alguma maneira, a atuação do trabalho de Irmãos e Leigos e Leigas maristas, estas instituições de ensino superior (IES) não possuíam uma conexão fortalecida que representasse um alinhamento de propósitos ou trabalhos em conjunto.
As diferenças de frentes de atuação, de cultura, de idioma e as distâncias geográficas, por um período, dificultaram essa aproximação. Algumas delas, sequer sabiam das bonitas oportunidades presentes no vínculo marista que possuem.
Foi no início dos anos 2000, que surgiu a iniciativa de reunir representantes das diferentes IES maristas ao redor do mundo para conversar e partilhar experiências. O primeiro encontro ocorreu em 2004, no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na cidade de Curitiba, Brasil. A partir deste encontro, foi estabelecido que, a cada dois anos a reunião teria uma nova edição.
Atualmente, a Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES) é composta por 27 instituições, em mais de 10 países.
CAPÍTULOS DA NOSSA HISTÓRIA
Registro da VIII Assembleia da Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior
2004 – 2006: CONHECER-SE
Em novembro de 2004, representantes de 21 IES maristas realizaram o 1º Encontro, que teve como foco proporcionar que cada instituição fizesse a sua apresentação, permitindo a partilha das características acadêmicas e de gestão das diferentes realidades. Nessa etapa, ainda não havia sido estabelecida a rede.
2006 – 2008: A REDE, UMA POSSIBILIDADE
Reunidos em Guadalajara, México, os representantes das IES maristas participaram do 2º Encontro em 2006. Os temas principais dos debates foram a possibilidade da criação de uma rede de IES maristas, a elaboração de um documento sobre a missão marista no ensino superior e a probabilidade de oferecer um serviço de formação marista aberto a todo o Instituto.
2008-2010: A REDE, UMA CONSTRUÇÃO
As cidades de Salamanca e de Alcalá de Henares, na Espanha, receberam o 3º Encontro de representantes em 2008, e deu-se continuidade ao trabalho de estabelecimento das bases para que a Rede se tornasse realidade. Foi constituído um Conselho com o objetivo específico de criar um marco normativo para a atuação da Rede. Neste encontro, foi apresentado e aprovado o documento Missão Marista na Educação Superior, posteriormente publicado em 2010.
2010-2012: O INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES
Realizado em Porto Alegre, no Brasil, o 4º Encontro teve como foco principal a mobilidade estudantil dentro da Rede. Os participantes discutiram as possibilidades e os mecanismos para que o intercâmbio de estudantes tivesse maior intensidade entre as IES maristas. Neste encontro também foi aprovada a minuta dos Estatutos da Rede.
2012-2014: UM MARCO CONSTITUTIVO
O 5º Encontro, ocorrido na Cidade do México, teve como ponto principal a constituição formal da “Red Marista Internacional de Instituciones de Educación Superior”. A Ata de constituição e os Estatutos da Rede, foram lavrados e registrados no Escritório Notarial 117 do Distrito Federal do México.
2014-2016: IES MARISTAS – ENCONTROS EM TORNO DO FOGO
Com este lema, os representantes de 23 IES maristas reuniram-se no 6º Encontro, que se realizou em Koronadal, Filipinas. O foco das discussões foi como promover a compreensão da missão marista no ensino superior frente ao futuro. Foram apresentados projetos para a criação de um curso em Direitos da Infância e os dados estatísticos sobre a Rede.
2016-2018: REDE À LUZ DO BICENTENÁRIO MARISTA
Em Poughkeepsie, nos Estados Unidos, realizou-se o 7º Encontro de representantes da Rede. Os debates e reflexões foram marcados pelo projeto Novos Modelos para o Instituto e sobre a inserção da IES maristas na preparação do Bicentenário Marista.
2018-2020: CONSTRUINDO PONTES EM UM MUNDO FRAGMENTADO
O 8º Encontro de representantes da Rede ocorreu em Lima, Peru. Foi expresso o desejo de mudanças que levem a ampliar a internacionalização das IES, com a participação de Irmãos e Leigos dedicados a atuar no fortalecimento da Rede. Para os participantes, a história de 16 anos da Rede já permite o conhecimento das características das IES maristas e há urgência em desenvolver mecanismos de partilha e intercâmbio entre elas. O 9º Encontro deverá ocorrer no Brasil, em 2021, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.